UEPB - Repositório Digital

O programa Mais Educação em uma escola estadual de Campina Grande/PB: refletindo acerca do macrocampo acompanhamento pedagógico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rafael, Simone Lima
dc.date.accessioned 2016-10-31T18:21:33Z
dc.date.available 2016-10-31T18:21:33Z
dc.date.issued 2016-09-09
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11607
dc.description RAFAEL, S. L. O programa Mais Educação em uma escola estadual de Campina Grande/PB: refletindo acerca do macrocampo acompanhamento pedagógico. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho analisa conhecimentos e experiências de ensino e aprendizagem, oferecidos através do Programa Mais Educação (PME), especificamente no componente curricular denominado macrocampo “Acompanhamento Pedagógico”, em uma escola da rede estadual de ensino em Campina Grande/PB. O PME, cuja finalidade era promover uma educação integral, pública, democrática e de qualidade para crianças e jovens brasileiros/as pobres, constitui-se numa política educacional criada pelo Governo Federal em 2007 através da Portaria Interministerial n.º 17/2007. Destina-se a atender crianças e jovens pertencentes às famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família em escolas públicas dos diversos estados e cidades brasileiras, tais como Campina Grande/PB, onde se localiza a escola tomada como campo empírico para esta pesquisa. Como procedimento metodológico, adota-se a análise documental com recurso de entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora e a monitora do macrocampos, numa escola estadual de Campina Grande/PB. Os dados obtidos foram interpretados a partir das perspectivas teóricas de Silva e Silva (2010), Sampaio e Galian (2012) e Cavaliere (2002, 2012), Santa Rosa (2014) e Moreira (2014). Conclui-se que o PME se constitui em um programa que aprofunda a ideia de educação compensatória, no qual o macrocampos Acompanhamento Pedagógico se apresenta como um novo campo disciplinar que não tem corroborado a proposta de currículo integrado, uma vez que não existe um planejamento, nem um trabalho que o articule com o denominado currículo “tradicional”, oferecido no contra turno do curso. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa Mais Educação pt_BR
dc.subject Educação Integral pt_BR
dc.subject Acompanhamento Pedagógico - Macrocampo pt_BR
dc.title O programa Mais Educação em uma escola estadual de Campina Grande/PB: refletindo acerca do macrocampo acompanhamento pedagógico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta