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O presente trabalho analisa conhecimentos e experiências de ensino e aprendizagem, oferecidos
através do Programa Mais Educação (PME), especificamente no componente curricular
denominado macrocampo “Acompanhamento Pedagógico”, em uma escola da rede estadual de
ensino em Campina Grande/PB. O PME, cuja finalidade era promover uma educação integral,
pública, democrática e de qualidade para crianças e jovens brasileiros/as pobres, constitui-se
numa política educacional criada pelo Governo Federal em 2007 através da Portaria
Interministerial n.º 17/2007. Destina-se a atender crianças e jovens pertencentes às famílias
beneficiadas com o Programa Bolsa Família em escolas públicas dos diversos estados e cidades
brasileiras, tais como Campina Grande/PB, onde se localiza a escola tomada como campo
empírico para esta pesquisa. Como procedimento metodológico, adota-se a análise documental
com recurso de entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora e a monitora do
macrocampos, numa escola estadual de Campina Grande/PB. Os dados obtidos foram
interpretados a partir das perspectivas teóricas de Silva e Silva (2010), Sampaio e Galian (2012)
e Cavaliere (2002, 2012), Santa Rosa (2014) e Moreira (2014). Conclui-se que o PME se
constitui em um programa que aprofunda a ideia de educação compensatória, no qual o
macrocampos Acompanhamento Pedagógico se apresenta como um novo campo disciplinar
que não tem corroborado a proposta de currículo integrado, uma vez que não existe um
planejamento, nem um trabalho que o articule com o denominado currículo “tradicional”, oferecido no contra turno do curso. |
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