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Gestão de pessoas com foco na avaliação de desempenho: estudo em uma distribuidora de bebidas, em Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Cipriano Neto, Cassimiro Manoel
dc.date.accessioned 2016-11-01T23:16:41Z
dc.date.available 2016-11-01T23:16:41Z
dc.date.issued 2014-07-22
dc.identifier.other CDD 658.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11630
dc.description CIPRIANO NETO, C. M. Gestão de pessoas com foco na avaliação de desempenho: estudo em uma distribuidora de bebidas, em Campina Grande - PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Em virtude das transformações observadas no cenário econômico e avanços na tecnologia, as organizações têm reconfigurado os modelos de gestão estratégica, a fim de gerir com eficiência o desempenho individual da equipe e da empresa. Decorrente dessas mudanças, as organizações tem assumido uma postura fortemente acentuada pela produtividade, competitividade e, acima de tudo, velocidade nos processos de produção. Nesse contexto, a Avaliação do Desempenho (AD) aparece como um importante instrumento gerencial, que possibilita não somente perceber como está o desempenho do trabalhador, mas também planejar ações destinadas ao seu crescimento profissional. Face ao exposto, este artigo teve como objetivo identificar e analisar a percepção dos líderes sobre a Avaliação de Desempenho em uma distribuidora de bebidas, em Campina Grande – PB. O modelo metodológico foi um estudo de caso, seguido de pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e de campo. Adotou-se ainda, os métodos quantitativos e qualitativos. O instrumento aplicado foi um questionário, contendo 16 questões fechadas, sendo 7 relacionadas ao perfil dos líderes e 9 concernentes à avaliação de desempenho, distribuídas em três dimensões: visão dos líderes quanto à efetividade do modelo de AD usado pela empresa; quanto à receptividade dos funcionários e; quanto aos resultados alcançados através do processo de AD. Utilizou-se, a escala Likert, adaptada para três categorias: concordância, neutralidade e discordância. Os resultados indicaram que, em todas as questões que mensuram a percepção dos líderes quanto à eficácia da AD, a maioria afirmou que o modelo adotado pela empresa atende a necessidade de forma bastante satisfatória, que os funcionários tem se mostrado receptivos quanto à aplicação da avaliação e que os resultados obtidos a partir da AD tem ajudado a convergir as ações individuais com os propósitos organizacionais. Logo, ficou evidente que a organização vem utilizando de forma satisfatória a AD e que este processo é bem visto através da perspectiva dos gestores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kaline Di Pace Nunes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Recursos humanos pt_BR
dc.subject Avaliação de desempenho pt_BR
dc.title Gestão de pessoas com foco na avaliação de desempenho: estudo em uma distribuidora de bebidas, em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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