Resumo:
Face às mudanças que têm ocorrido em âmbito global, as organizações têm sido impelidas a considerarem a emergência das questões ambientais e sociais em suas atividades produtivas. No âmbito da moda não poderia ser diferente, algumas empresas pertencentes ao setor estão buscando diferenciação de mercado, através de iniciativas relacionadas a temas como: sustentabilidade, moda ética e responsabilidade socioambiental. Partindo deste contexto, esta pesquisa objetiva verificar como os conceitos de marketing ecológico e sustentabilidade, aliados à logística reversa são praticados por uma empresa do ramo da moda. Quanto aos fins, a pesquisa se classifica como exploratória, quanto aos meios se configura como estudo de caso com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados primários foi realizada uma entrevista com a gestora da empresa Think blue, situada no Rio de Janeiro, cujo roteiro foi elaborado a partir do referencial teórico da pesquisa. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. A contribuição desta pesquisa se dá pelo fato de ser um caso prático de aplicação dos conceitos de marketing ecológico e logística reversa, aliados ao contexto da moda, tendo em vista que existem poucos estudos empíricos sobre como o marketing ecológico é praticado no cotidiano das organizações. Conclui-se que a empresa alinha os conceitos de marketing ecológico, sustentabilidade e logística reversa como seus principais diferenciais, estabelecendo um conceito de moda ética associado à sustentabilidade, o que chama a atenção para o público-alvo mais criterioso e sensível às questões de cunho ambiental.
Descrição:
ARAÚJO, A. C. da M. Marketing ecológico e logística reversa: os avanços do mundo da moda no contexto da sustentabilidade. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]