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Refletindo acerca das teorias que abordam o Simbolismo como corrente literária, que tem como autores àqueles que tentaram inovar a poesia através de uma nova forma de escrever, este movimento busca, essencialmente, uma relação íntima com a musicalidade. A fim de constatar tais informações, o presente artigo tem como objetivos: 1) refletir sobre as teorias que englobam a música e sua relação com o poema; 2) discutir sobre a visão sobre o simbolismo, sua história no cenário de Portugal, bem como mencionar seus percussores e suas principais obras, e as características mais pertinentes do movimento; e 3) analisar um poema do livro “Oaristos” de Eugênio de Castro, obra que introduziu o Simbolismo em Portugal, procurando no texto evidências que comprovem as teorias discutidas. Com base nesses objetivos, este trabalho tem como questão-problema observar as marcas do movimento simbolista e da musicalidade no poema “Um Sonho” de Eugênio de Castro. Para isso, a pesquisa feita é de cunho bibliográfico, utilizando textos sobre a musicalidade e sobre o Simbolismo. Dessa forma, com o estudo dos textos citados e a análise do poema, foi comprovado que Castro faz uso de recursos simbolistas em todo o seu texto, exaltando a presença da musicalidade através de aliterações e assonâncias, refrãos e etc., além de outras marcas simbolistas, representadas por meio dos sentidos relacionados com o movimento romancista, rompendo com os ideais parnasianos e instrumentalistas. |
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