UEPB - Repositório Digital

Escotismo e educação ambiental: a conquista da insígnia mundial do meio ambiente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Silvana Vasconcelos da
dc.date.accessioned 2016-11-07T15:43:19Z
dc.date.available 2016-11-07T15:43:19Z
dc.date.issued 2016-10-25
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11658
dc.description Silva, S. V da. Escotismo e educação ambiental: a conquista da insígnia mundial do meio ambiente. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O Escotismo é um Movimento de educação não formal, mundial, no qual crianças e jovens têm a oportunidade de socialização por meio da disciplina e contato com o ambiente natural. Esse aprendizado é orientado pelo Projeto Educativo, que visa a educação permanente e a formação global, combinando: adesão à Promessa e Lei Escoteira, aprendizagem pelo jogo, pelo serviço e pela ação e sistema de equipes. Esse processo é estimulado pela conquista de distintivos, dentre eles a Insígnia Mundial de Meio Ambiente (IMMA) cujo objetivo é desenvolver a consciencia ambiental ao levar crianças e jovens a incorporarem, no seu cotidiano, princípios básicos de preservação/conservação ambiental. Nesse contexto, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de cunho exploratório, na perspectiva qualitativa, no período de junho a setembro de 2016, com o objetivo de analisar o processo de conquista da IMMA no Grupo Escoteiro do Ar Santos Dumont, em Campina Grande/ PB, e sua relação com a Educação Ambiental. Verificamos que o Escotismo pode ser considerado um Movimento de Educação Ambiental Não Formal uma pois promove atividades voltadas à preservação/conservação do ambiente, por meio da conquista da IMMA. No entanto, para que o Escotismo possa cumprir o preceito do seu idealizador: “Procurem sempre deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram”, é necessário um maior aprofundamento dos temas estudados, tendo em vista que, no processo de conquista da IMMA, alguns jovens valorizaram mais a conquista do distintivo do que a aprendizagem e contribuição para a melhoria do ambiente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria Gorete Cavalcante Pequeno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Escotismo pt_BR
dc.title Escotismo e educação ambiental: a conquista da insígnia mundial do meio ambiente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta