Resumo:
O estudo monográfico intitulado “A história das professoras pioneiras de Taquaritinga do Norte – PE: desafios e memórias” é o resultado de um trabalho final de graduação em Pedagogia, cujo objetivo é apresentar as primícias da história da educação de Taquaritinga do Norte – PE, a partir das historias de vida das professoras pioneiras, no sentido de resgatar as suas vivências e seus desafios. Tais relatos orais compreendem a História da Educação nos anos de 1940 a 1970. Em virtude da escassez de documentos oficiais, referentes à história da educação do município, houve a opção pela história oral, por meio da entrevista semiestruturada, como método de coleta de dados, analisados e interpretados através da pesquisa qualitativa, alicerçada na etnografia com uso de Histórias de Vida. Participam da pesquisa, quatro professoras e um aluno. Além das entrevistas, o trabalho é constituído por dados históricos sobre a origem da cidade e os aspectos referentes à sua localização, material documental do arquivo histórico de Taquaritinga do Norte – PE e fotografias desse período enriquecendo a pesquisa. Portanto, acredito ter conseguido alcançar o objetivo proposto, isto, é relembrar recontando a história das professoras pioneiras, leigas de Taquaritinga do Norte – PE.
Descrição:
Silva, M. I. M. S da. A história das professoras pioneiras de Taquaritinga no Norte - PE: memórias e desafios. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.