Resumo:
O processo de aprendizagem é algo de grande importância na formação do sujeito, dessa forma se faz necessário à utilização de ferramentas para que o aprendizado seja alcançado. O lúdico se apresenta, portanto, como um processo educativo, útil e eficaz no decorrer dessa formação. Buscou-se nesse artigo evidenciar as atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem, em especial com as crianças da Educação Infantil. A importância desse trabalho reside em apresentar o lúdico como ferramenta de desenvolvimento psíquico, cognitivo, motor e social da criança e sua prática nas atividades voltadas para processo de ensino-aprendizagem, foco desta pesquisa. Para Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro a elaboração e aplicação de jogos adequados estimulam o imaginário infantil, além, do prazer em aprender. Para análise do lúdico na Educação Infantil, utilizou-se a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, abrangendo livros, reportagens e artigos disponíveis em sites acadêmicos. Concluímos então que as escolas e os educadores devem estar preparados para promover o processo ensino-aprendizagem, a partir da ludicidade, com atividades criativas e prazerosas, de modo a contribuir para o desenvolvimento da educação infantil.
Descrição:
Lima, E. G. V de. Concepções de lúdico no processo de ensino e aprendizagem e sua prática. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.