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Aulas que lecionai: a narrativização de professores de língua inglesa em escolas públicas de Campina Grande em contexto de vulnerabilidade social

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dc.contributor.author Almeida, Anderson Nicacio Medeiros
dc.date.accessioned 2016-11-07T15:57:29Z
dc.date.available 2016-11-07T15:57:29Z
dc.date.issued 2016-10-14
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11663
dc.description Almeida. A. N. M. Aulas que lecionai: a narrativização de professores de língua inglesa em escolas públicas de Campina Grande em contexto de vulnerabilidade social. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo realizado com cinco professores de língua inglesa de escolas públicas da cidade de Campina Grande Paraíba tem como objetivo analisar a condição e a identidade profissional docente para problematizar a questão do ensino de inglês em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social. Recorremos às noções de paradigmas de ensino, à narrativização docente e ao conceito de professor reflexivo para apresentar algumas reflexões sobre ensino de línguas e vulnerabilidade social, e, posteriormente, analisar os dados gerados nesta pesquisa. Ancorados na real necessidade de pensar a escola pública e o fazer docente, interessa-nos discutir sobre as experiências profissionais e como os conflitos de cunho social interferem no movimento de ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas. No que se refere aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa-ação conta com questionários e narrativas escritas como instrumentos de coleta de dados que apontam para a urgente necessidade de repensar as práticas e os paradigmas de ensino para que o ensino de língua inglesa cumpra seus objetivos, não apenas enquanto disciplina curricular, mas como uma disciplina comprometida com o meio social e com os agentes implicados no processo de ensino/aprendizagem. Este estudo aponta, ademais, para a relevância do Estágio Supervisionado como um espaço singular para a formação das práticas e da identidade docente. Para tanto, fundamentamo-nos nos estudos de Kuhn (2003) e Vasconcellos (2002) sobre paradigmas; Monteiro (2011) e Nadal (2009) sobre vulnerabilidade social; Alves (2015) e Costa (2011) sobre narrativa(s) docente; Alarcão (1996) e Valdares (2006) sobre o professor reflexivo, entre outros estudos e reflexões. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Veranildo Lopes da Costa Junior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Paradigmas de ensino pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Aulas que lecionai: a narrativização de professores de língua inglesa em escolas públicas de Campina Grande em contexto de vulnerabilidade social pt_BR
dc.type Other pt_BR


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