dc.contributor.author |
Almeida, Anderson Nicacio Medeiros |
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dc.date.accessioned |
2016-11-07T15:57:29Z |
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dc.date.available |
2016-11-07T15:57:29Z |
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dc.date.issued |
2016-10-14 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.65 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11663 |
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dc.description |
Almeida. A. N. M. Aulas que lecionai: a narrativização de professores de língua inglesa em escolas públicas de Campina Grande em contexto de vulnerabilidade social. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo realizado com cinco professores de língua inglesa de escolas públicas da cidade
de Campina Grande Paraíba tem como objetivo analisar a condição e a identidade profissional
docente para problematizar a questão do ensino de inglês em escolas localizadas em contexto
de vulnerabilidade social. Recorremos às noções de paradigmas de ensino, à narrativização
docente e ao conceito de professor reflexivo para apresentar algumas reflexões sobre ensino
de línguas e vulnerabilidade social, e, posteriormente, analisar os dados gerados nesta
pesquisa. Ancorados na real necessidade de pensar a escola pública e o fazer docente,
interessa-nos discutir sobre as experiências profissionais e como os conflitos de cunho social
interferem no movimento de ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas. No
que se refere aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa-ação conta com questionários e
narrativas escritas como instrumentos de coleta de dados que apontam para a urgente
necessidade de repensar as práticas e os paradigmas de ensino para que o ensino de língua
inglesa cumpra seus objetivos, não apenas enquanto disciplina curricular, mas como uma
disciplina comprometida com o meio social e com os agentes implicados no processo de
ensino/aprendizagem. Este estudo aponta, ademais, para a relevância do Estágio
Supervisionado como um espaço singular para a formação das práticas e da identidade
docente. Para tanto, fundamentamo-nos nos estudos de Kuhn (2003) e Vasconcellos (2002)
sobre paradigmas; Monteiro (2011) e Nadal (2009) sobre vulnerabilidade social; Alves (2015)
e Costa (2011) sobre narrativa(s) docente; Alarcão (1996) e Valdares (2006) sobre o professor
reflexivo, entre outros estudos e reflexões. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: José Veranildo Lopes da Costa Junior |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigmas de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
Aulas que lecionai: a narrativização de professores de língua inglesa em escolas públicas de Campina Grande em contexto de vulnerabilidade social |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |