dc.description.abstract |
A presente pesquisa intitulada “A literatura infantil como recurso lúdico no processo da aquisição da leitura”, tem como objetivo investigar a utilização da literatura infantil como recurso lúdico, pelos professores alfabetizadores, que trabalham na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizando a literatura no dia a dia em sala de aula, bem como, da literatura como apoio pedagógico e, os métodos aplicados para desenvolver o hábito de leitura nos alunos; conhecer quais os gêneros textuais utilizados com maior freqüência e verificar a contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento de futuros leitores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, Bogdan; Biklen, (1994), do tipo Estudo de Caso Yin, (2010); Triviño, (2008). Para um melhor desenvolvimento da pesquisa buscou-se apoio em estudiosos no assunto como, Morais (1995), Coelho (2000), Cagliari (2009), entre outros, os quais fazem compreender a importância da literatura, no sentido de estimular a imaginação da criança, levando-as a momentos de encanto e novas descobertas. Enfim, diante do que foi exposto, espera-se que tal pesquisa tenha contribuído para os educadores da educação infantil, haja vista, ser o ponto chave da pesquisa, despertar o interesse pelo momento literário (lúdico) de modo a torná-lo, não apenas um momento de aprendizado mais também prazeroso e encantador. |
pt_BR |