UEPB - Repositório Digital

Síndrome de Burnout em professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Rosalva de
dc.date.accessioned 2016-11-07T15:59:24Z
dc.date.available 2016-11-07T15:59:24Z
dc.date.issued 2016-10-24
dc.identifier.other CDD 158.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11668
dc.description Oliveira, R de. Síndrome de Burnout em professores. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo conhecer as causas da Síndrome de Burnout em professores. A abordagem metodológica é de cunho qualitativa. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados para a pesquisa, a observação no ambiente educacional e entrevistas com professores que adquiriram a síndrome. Nos fundamentamos em autores como Dejours, Kuenzer, Carlloto, entre outros para conhecermos ao conceito da síndrome de burnout. Essa síndrome se diferencia das demais patologias como, por exemplo, o estresse, pois está diretamente relacionada ao ambiente no qual o indivíduo trabalha, ou seja, há uma interferência em sua vida profissional e não necessariamente na vida pessoal. A profissão acaba se tornando exaustiva e desmotivante para o mesmo. Entrevistamos dois professores que foram diagnosticados com tal síndrome. Ao final da investigação concluímos que a Síndrome de Burnout, adquirida pelo professor pode afetar também a aprendizagem dos alunos, pois a motivação que existia antes dá lugar a uma gama de outros sentimentos pela escola e pelos discentes. A doença ainda é desconhecida pela maioria das pessoas e também por alguns médicos e assim o profissional da educação que adquire a síndrome não tem condições de tratá-la como uma patologia real e poucos são afastados do trabalho por esse motivo. Constatamos, também, que a realidade vivida pelos docentes atualmente nos mostra o aumento do índice da síndrome entre os professores devido às condições de trabalho em que os mesmos são submetidos. Desse modo, entendemos que à medida em que conhecemos melhor essa síndrome e identificamos as dimensões que ela pode atingir, podemos buscar ações que nos ajudam a preveni-la. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria da Guia Rodrigues Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Síndrome de Burnout pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Doença pt_BR
dc.title Síndrome de Burnout em professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta