UEPB - Repositório Digital

Aprendendo a ler e a ver: a cultura visual em tempos e espaços escolares

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Yara Gomes
dc.date.accessioned 2016-11-07T15:59:36Z
dc.date.available 2016-11-07T15:59:36Z
dc.date.issued 2016-10-25
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11669
dc.description Silva, Y. G. Aprendendo a ler e a ver: a cultura visual em tempos e espaços escolares. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico propõe analisar o lugar da imagem no repertório de atividades didático-pedagógicas da escola pública brasileira, a partir da premissa de que construímos nossos olhares sobre o mundo através da cultura visual. O objetivo geral é compreender a articulação da tecnologia à cultura visual como recurso pedagógico pelos professores. Quanto aos objetivos específicos, analisaremos como os professores fazem uso das imagens na sala de aula; identificaremos como a cultura visual contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos no espaço educacional; verificaremos como a cultura visual se articula com a formação identitária das crianças; e, conheceremos os significados atribuídos pelas crianças às imagens e às sociabilidades. Nosso referencial é composto pelos conceitos de cultura de consumo, de Certeau (2003), a discussão da escola como construção social, de Dayrell (1996), cultura e identidade, de Hall (2006, 2010), a leitura de imagens críticas, em Kellner (1995), a leitura de imagens, de Sardelich (2006), e a cultura infantil, a partir de Steinberg e Kincheloe (2001), dentre outros. Nossa abordagem metodológica é centrada na pesquisa qualitativa baseada em observações realizadas em sala de aula, registradas em diário de campo. De acordo com nossos resultados, compreendemos que aprender ou ter uma leitura visual diante de tantos recursos visuais, é importante para os tempos em que vivemos, bem como, o desenvolvimento de competências necessárias para ler e entender a cultura da imagem. Essa competência será desenvolvida ou não, dependendo da formação dos professores para o uso didático-pedagógico mais eficaz dos elementos da cultura visual, os quais devem fazer parte da formação continuada dos professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Senyra Martins Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura visual pt_BR
dc.subject Imagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Aprendendo a ler e a ver: a cultura visual em tempos e espaços escolares pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta