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Este trabalho monográfico propõe analisar o lugar da imagem no repertório de atividades
didático-pedagógicas da escola pública brasileira, a partir da premissa de que construímos
nossos olhares sobre o mundo através da cultura visual. O objetivo geral é compreender a
articulação da tecnologia à cultura visual como recurso pedagógico pelos professores. Quanto
aos objetivos específicos, analisaremos como os professores fazem uso das imagens na sala de
aula; identificaremos como a cultura visual contribui para o desenvolvimento e a
aprendizagem dos alunos no espaço educacional; verificaremos como a cultura visual se
articula com a formação identitária das crianças; e, conheceremos os significados atribuídos
pelas crianças às imagens e às sociabilidades. Nosso referencial é composto pelos conceitos
de cultura de consumo, de Certeau (2003), a discussão da escola como construção social, de
Dayrell (1996), cultura e identidade, de Hall (2006, 2010), a leitura de imagens críticas, em
Kellner (1995), a leitura de imagens, de Sardelich (2006), e a cultura infantil, a partir de
Steinberg e Kincheloe (2001), dentre outros. Nossa abordagem metodológica é centrada na
pesquisa qualitativa baseada em observações realizadas em sala de aula, registradas em diário
de campo. De acordo com nossos resultados, compreendemos que aprender ou ter uma leitura
visual diante de tantos recursos visuais, é importante para os tempos em que vivemos, bem
como, o desenvolvimento de competências necessárias para ler e entender a cultura da
imagem. Essa competência será desenvolvida ou não, dependendo da formação dos
professores para o uso didático-pedagógico mais eficaz dos elementos da cultura visual, os
quais devem fazer parte da formação continuada dos professores. |
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