Resumo:
A educação é um dos serviços essenciais que o Estado deve garantir aos cidadãos, e o corpo educacional também é incumbido dessa missão. Assim, considerando os diretores educacionais como líderes das atividades desenvolvidas na escola e que a motivação da comunidade escolar é fundamental para o êxito das atividades, objetivamos em nosso exercício de pesquisa analisar a influência da gestão educacional na motivação dos servidores de apoio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande – PB. Através de uma abordagem qualitativa, realizamos entrevistas e observações, elegendo como entrevistados os diretores e os servidores de apoio (secretários (as) escolares, auxiliares de biblioteca, vigilantes, inspetores (as), merendeiras e auxiliares de limpeza). Desta forma, através da pesquisa constatamos que a gestão tem desempenhado uma parca influência positiva na motivação de seus servidores de apoio, na medida em que sofrem limitações provenientes das políticas públicas vigentes e, principalmente, por não conceder a devida importância aos servidores de apoio no desenvolvimento dos processos de aprendizagem.
Descrição:
SILVA JÚNIOR, J. B. da. Um estudo sobre a influência da gestão educacional na motivação dos servidores de apoio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira na cidade de Campina Grande - PB. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]