Resumo:
Diante do cenário econômico brasileiro muitas organizações revisam constantemente suas formas para manter-se no mercado. Perante a conjuntura atual a capacidade de geração de emprego vem diminuindo devido as novas políticas econômicas e pressões sociais, abrindo um horizonte para o desenvolvimento crescente do mercado informal. O objetivo dessa pesquisa constituiu em avaliar, qual a contribuição de um sistema de transação comercial como diferencial inovador para aumento das vendas em uma organização informal e mensurar quantitativamente e qualitativamente esses retornos. A pesquisa realizada caracterizou-se como pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. O procedimento de coleta de dados constituiu na realização de uma entrevista com a gestora da organização. Na análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O resultado obtido apontou que a organização Alfa obteve ganhos expressivos após a adoção do sistema de transação comercial em estudo, promovendo desse modo uma inovação competitiva para a economia informal.
Descrição:
GUIMARÃES, S. S. Transações comerciais em comércios informais: o caso de uma empresa de confecções. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]