UEPB - Repositório Digital

Crenças de professores de escolas públicas sobre o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gouveia, Louise Guerra
dc.date.accessioned 2016-11-09T14:24:38Z
dc.date.available 2016-11-09T14:24:38Z
dc.date.issued 2016-10-17
dc.identifier.other CDD 372.6521
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11684
dc.description GOUVEIA. L. G. Crenças de professores de escolas públicas sobre o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa, 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo geral investigar a crença de professores de escolas públicas quanto ao ensino da habilidade de leitura em língua inglesa. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: (i) identificar as práticas pedagógicas mencionadas por quatro professores quanto ao ensino de leitura em língua inglesa; e (ii) verificar as dificuldades descritas por eles quanto ao ensino da referida habilidade. Nossa pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, cujo instrumento de produção de dados foi um questionário aplicado com os colaboradores de nosso estudo. Dentre os principais teóricos citados, fizemos uso das contribuições de: Moita Lopes (1996) e Paiva (2000, 2005), sobre o papel da leitura em língua inglesa; Paiva (2007) e Barros (2013), quanto às estratégias de leitura; e Barcelos (2004, 2006, 2007), dentre outros, em relação às crenças sobre ensino de língua inglesa e como estas influenciam nas práticas pedagógicas adotadas. Com base nos dados analisados, concluímos que as crenças dos professores colaboradores deste estudo demonstram o reconhecimento da habilidade de leitura em língua inglesa como determinante na construção do conhecimento da língua alvo, bem como o esforço empregado na promoção dessa habilidade com seus alunos. Todavia, os dados revelam, ainda, a preocupação dos professores quanto aos impedimentos que se apresentam no desenvolvimento dessa habilidade em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject prática pedagógica pt_BR
dc.title Crenças de professores de escolas públicas sobre o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta