dc.contributor.author |
Tavares, Maria Aldine |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-11T11:46:42Z |
|
dc.date.available |
2016-11-11T11:46:42Z |
|
dc.date.issued |
2016-10-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.914 2 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11762 |
|
dc.description |
TAVARES, M. A . O desafio de ensinar língua portuguesa a surdos. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo, discutirá algumas dificuldades sofridas pelo professor de língua portuguesa em
ensinar esta segunda língua aos alunos surdos, tendo em vista que os professores não
dominam a LIBRAS. Focamos também na importância do bilinguismo no ensino de uma
segunda língua (L2) para estes alunos surdos que tem como língua materna a LIBRAS (L1).
Procuramos discutir as dificuldades sofridas tanto dos professores de língua portuguesa
quanto do aluno surdo no processo de aquisição desta segunda língua em sua modalidade
escrita. Para obtenção desses dados fizemos uma pesquisa bibliográfica com propósito de
discutir pontos relacionados com o processo de aquisição da língua portuguesa escrita e as
metodologias usadas pelos professores. Em sequência aplicamos um questionário com uma
professora que atuam em uma sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Através dos resultados obtidos percebemos a importância de dominarmos nossa língua
materna pois a aquisição da segunda língua se dará através de subsídios adquiridos em nossa
L1. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ricardo Manoel de Oliveira Ferreira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo |
pt_BR |
dc.title |
O desafio de ensinar língua portuguesa a surdos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |