Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo reconhecer a importância da mediação pedagógica no processo de alfabetização e letramento. Para isto, relatamos uma experiência que vivenciamos em uma escola da rede privada de ensino na cidade de Queimadas-PB com alunos do 2º ano, cuja proposta foi desenvolver atividades de leitura e de escrita com diversidade de gêneros textuais com o objetivo de facilitar a compreensão, promover a aprendizagem e a construção da competência leitora e escritora dos alunos. Como resultado obtivemos escritores e leitores mais compreensivos e atuantes, fazendo uso das práticas sociais de leitura e de escrita no seu cotidiano. Teoricamente fundamentamos o nosso trabalho em autores como Ferreiro (1999), Lourenço Filho (1974), Morais (2012), Mortatti (2010), Gagliari (1999), Soares (2004), Kleiman (2005), Antunes (2003), Libâneo (1990), Vigotski (2007), Albuquerque (2007), entre outros e a leitura de documentos norteadores da educação básica no Brasil (PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais).
Descrição:
RIBEIRO, Z. F. A mediação pedagógica no processo de alfabetização e letramento - relato de experiência com diversidade de gêneros textuais. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.