Resumo:
A realidade educacional do Brasil é marcada por avanços, dicotomias e entraves, e no que se refere ao ensino de língua estrangeira, esta é ofertada desde a educação básica. Tratando especificamente do ensino da língua espanhola no sistema educacional brasileiro, desde agosto de 2005 quando foi sancionada a lei 11.161 tornando facultativo pela escola sua inserção nos currículos plenos do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e obrigatória no ensino médio, temos observado debates que tratam sobre sua aplicabilidade, eficácia e valorização nos espaços educacionais. Segundo a legislação vigente, a oferta da língua espanhola pelas redes públicas de ensino deve ser feita no horário regular de aula dos alunos, e sua implementação deveria ser concluída em até 5 anos, porém a realidade é outra, como observamos no município de Campina Grande-PB. Desse modo, este trabalho objetiva compreender a realidade educacional aplicada nas escolas, a importância dada pelos alunos à disciplina, e as implicações decorrentes de sua aplicação em contraturno, o que pode provocar a desmotivação do alunado, tornando seu ensino incipiente.
Descrição:
GOMES, T. R. A, O ensino e a valorização da língua espanhola em Campina Grande:um estudo de caso. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.