dc.description.abstract |
Este trabalho pretende identificar, descrever e analisar o espaço e o tratamento reservados à
cultura e a irterculturalidade em um capítulo e em 3 apartados dedicados ao componente
cultural no livro didático Cercanía Joven 3. Sua base teórica está integrada pelos conceitos de
cultura (MIQUEL; SANZ, 2004; POYATOS, 1994; SÁNCHEZ, 2009), material didático e
livro didático (ALAMEIDA FILHO, 2013), ESPINOSA, 2015) e documentos oficiais sobre o
ensino de espanhol (OCEM, 2006; MCER, 2002), bem como os estudos empíricos realizados
sobre o tema (BULZACCHELLI, MUERCE FILHO, DUARTE, 2014; ESPINOSA, 2015;
MARTINS, 2012; SANTANA, 2015). Para alcançar esses objetivos foi analisada a estrutura
do livro e foi escolhido o capítulo 6 porque apresenta mais aspectos socioculturais. Os
resultados mostraram que o espaço dedicado à cultura é insuficiente (i); (ii) sua abordagem se
realiza de maneira isolada dos aspectos linguísticos e (iii) não se propõe tarefas que
desenvolvam a competência sociocultural dos aprendizes. |
pt_BR |