Resumo:
A problemática do presente trabalho evidencia nossa inquietação acerca da importância
da formação inicial e continuada de professores/as que atuam na Educação de Jovens e
Adultos - EJA, dado os desafios inerentes a essa prática docente. Como referencial
teórico, buscamos dialogar com o aporte dos estudos de Gatti (2004), Nóvoa (1992),
Freire (19997), Arroyo (2007), Behrens (1996), Di Pierro (2010), Soares (2002), entre
outros que discutem sobre a formação de professores/as de forma geral, e de modo
particular da EJA. A pesquisa, do tipo estudo de caso, foi realizada com cinco (05)
professoras que atuam na EJA, da rede municipal de educação do município de
Queimadas/PB e a coleta de dados foi realizada via entrevistas semiestruturada.
Objetivamos com esse trabalho refletir sobre a importância da formação inicial e
continuada dos/as professores/as que atuam na EJA e seus impactos na prática
pedagógica no cotidiano da sala de aula. Partimos da compreensão de que é
fundamental ao professor que atua na EJA ter além do processo formativo mais amplo,
uma formação mais específica para melhor desenvolver sua prática docente, dada a
complexidade e as especificidades da mesma e dos sujeitos que a constitui.
Descrição:
SOUSA, A. P. de. A formação de professores para a educação de jovens e adultos no município de Queimadas/PB: desafios e possibilidades. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.