UEPB - Repositório Digital

A formação de leitores no curso de Pedagogia: um estudo de caso sobre os hábitos de leitura de alunos recém-ingressos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Izabel Felix dos
dc.date.accessioned 2016-11-11T12:15:54Z
dc.date.available 2016-11-11T12:15:54Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11792
dc.description SANTOS, I. F. dos. A formação de leitores no curso de Pedagogia: um estudo de caso sobre os hábitos de leitura de alunos recém-ingressos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPB. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Ao discutirmos sobre a formação de leitores, especificamente sobre o papel da escola nessa formação, acreditamos que, se desde o início for dada aos alunos e às alunas a oportunidade da leitura plena, aquela que desvenda, que revela, que lhes possibilita uma visão crítica do mundo e de si mesmo; se lhes for dada a oportunidade da leitura verdadeiramente plena, uma nova ordem de cidadãos poderá surgir e, dela, uma nova configuração de sociedade. Este artigo é consequência de um estudo de caso, realizado no Curso de Pedagogia, em específico, no Componente Curricular Leitura e Elaboração de Textos - LET, em uma turma de segundo período, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa ocorreu durante o período letivo 2015.2 e foi realizada com 25 estudantes dos quais apenas 7 tiveram suas narrativas registradas neste no trabalho. Essa pesquisa tem como objetivo analisar hábitos de leituras de alunos recém ingressos no ensino superior, verificando, assim, o nível de desenvolvimento da leitura dos sujeitos da pesquisa. No que se refere aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, de natureza exploratória, e conta com narrativas escritas como instrumentos de coleta de dados que apontam para a urgente necessidade de repensar as práticas de leitura na escola para que esta possa cumprir o seu papel de formar leitores críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Fundamentando em pesquisas de Barbosa (2004), Cagliari (1993), Cunha (2007), Ferreira (2002), Silva (2007), Vieira (199), dentre outros. O ato de ler e o de aprender são duas realidades muito próximas, portanto indissociáveis, interferindo-se mutuamente. Dominar a leitura conduz o aluno ao conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title A formação de leitores no curso de Pedagogia: um estudo de caso sobre os hábitos de leitura de alunos recém-ingressos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta