Resumo:
O presente artigo tem por objetivo discutir a importância do brincar no desenvolvimento da oralidade infantil. Trata-se de um estudo motivado pela observação da minha própria ação docente na Educação Infantil, com vistas a possibilidade de se favorecer o desenvolvimento da linguagem oral de crianças, através da brincadeira. Para tanto, primamos pela escuta a profissionais que também atuam neste nível de atendimento, através de respostas a questionários. Neste artigo se discute a necessidade da brincadeira na formação integral das crianças e como o brincar contribui com o de desenvolvimento da oralidade. Buscamos respaldo em estudos realizados por Vygostky (2007), Roncato e Lacerda (2005), Kishimoto (2010) entre outros. A metodologia se define por uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, envolvendo professores de uma escola da rede privada de ensino, localizada no distrito de São José da Mata, na cidade de campina Grande – PB. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado questionário com os referidos envolvidos. Percebe-se que é importante o educador infantil, conhecer sobre o desenvolvimento oral das crianças e fomentar o uso da fala em atividades lúdicas, que podem ser favorecidas nas práticas pedagógicas. A partir da temática em estudo, pretendemos contribuir com discursões acerca das relações existentes entre o desenvolvimento da oralidade das crianças e suas brincadeiras.
Descrição:
RAPOSO, R do N. O brincar no desenvolvimento da linguagem oral. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.