Resumo:
É no espaço doméstico, laboral e social que cidadãos como os alunos investigados dispõem de recursos digitais como celulares, computadores, internet, etc. e que ao fazerem uso dos mesmos vão construindo novos conhecimentos espontaneamente. Já no espaço acadêmico na medida em que vão enfrentando desafios no emprego de recursos digitais em suas rotinas diárias de estudo de acordo com os exigidos de seus professores, os alunos criam e recriam novos conhecimentos a partir daqueles trazidos de seus espaços sociais que antecederam a experiência no espaço acadêmico, para a realização dos trabalhos acadêmicos. O presente trabalho objetivou identificar o conhecimento prévio de alunos de um curso de Pedagogia sobre o uso de tecnologias digitais na educação antes de haver cursado disciplinas específicas para esse fim. Para averiguar que tipo de conhecimento sobre o uso das tecnologias digitais na educação tais alunos trazem de seus espaços domésticos, sociais e laborais para a universidade e que tipo de conhecimento aprendem na universidade a partir das próprias exigências acadêmicas no seu cotidiano, utilizou-se da pesquisa de abordagem qualitativa em que foi organizada uma investigação onde alunos do primeiro e do segundo período de um curso de Pedagogia em uma universidade pública foram entrevistados para se souber sobre o conhecimento prévio que traziam para universidade sobre usos de tecnologias digitais para a educação. Esse trabalho apoiou-se em diversos autores como Castells, Lévy, Piaget, Ausubel entre outros. Ao término da investigação se pode observar a partir das análises das entrevistas que os alunos do primeiro período apresentaram quase que exclusivamente conhecimentos prévios trazidos de seus espaços sociais fora do ambiente acadêmico para usos sociais como mídias voltadas para comunicação e entretenimento. Enquanto que os alunos do segundo período além de apresentar conhecimento prévio equivalente aos alunos do primeiro período demonstraram, em seus discursos, haver construído algum conhecimento sobre tecnologias digitais e educação no espaço da universidade a partir de conhecimentos e aplicação adquiridos com os desafios propostos por seus professores quando da realização dos trabalhos acadêmicos cotidianos. Concluiu-se apesar de se afirmar que estamos na Era Digital, os alunos investigados não demonstraram em seus discursos haver conhecimento do uso de mídias na educação durante a educação básica.
Descrição:
SÁNCHEZ, S. E. V. Tecnologias da informação e comunicação na formação docente. 2016. 47 f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.