dc.contributor.author |
Silva, Ana Carolina de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-16T16:44:37Z |
|
dc.date.available |
2016-11-16T16:44:37Z |
|
dc.date.issued |
2016-10-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11821 |
|
dc.description |
SILVA, A. C de L. Tecnologias digitais na formação docente inicial: demandas sociais, desafios educacionais. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs são hoje uma realidade que não podemos
ignorar. Na educação escolar seu uso se faz necessário por se tratar de uma tecnologia relacionada com
o mundo da informação e do conhecimento, além dos principais objetivos do trabalho do ensino
formal. Sabendo-se que as TICs como ferramentas tecnológicas de aquisição do conhecimento,
recentemente incorporadas pelas pessoas, são frequentemente, dominadas mais facilmente por crianças
e jovens que por adultos. Mas estando o professor que na maioria dos casos, inseridos numa faixa
etária compreendente entre a idade adulta a maturidade, resta saber se futuros professores em idade
adulta e, às vezes, maduros têm uma formação inicial em TICs compatível às necessidades da
educação escolar atual. Para isso, realizou-se um trabalho de investigação com futuros professores das
Séries Iniciais, objetivando saber como ocorre à formação em TICs no curso de Pedagogia de uma
Universidade pública no Estado da Paraíba. A investigação de abordagem qualitativa realizada com
base em um Estudo de Caso com duas turmas do referido curso, manhã e noite, que havia cursado
mais da metade deste curso. Buscou-se investigar de que maneira as TICs são adotadas na formação
docente das séries iniciais, tendo-se como referência de análise entrevistas com alunos (as) de turmas
dos turnos manhã e noite, do Curso de Pedagogia UEPB. São demandas que, muitas vezes,
ultrapassam o próprio conhecimento técnico sobre TICs do professor. De acordo com as análises das
entrevistas realizadas com os futuros professores investigados percebeu-se que para uma formação
compatível com as formas das demandas da realidades e exigências atuais do domínio de
conhecimento e habilidades em TICs para a educação, a universidade não prepara suficientemente
porque os meios ofertados são, na maioria dos casos, incompatíveis com a necessidade de formação
dos futuros professores. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Antônia de Araújo Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias de informação e comunicação - TICs |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial docente |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão digital |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias digitais na formação docente inicial: demandas sociais, desafios educacionais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |