dc.description.abstract |
Este artigo discute o modelo de gestão democrática adotado nas escolas públicas, tendo
em vista que se propõe a provocar reflexões e mudanças na forma de organização e
gestão do trabalho desenvolvido nestes espaços. Objetiva-se compreender o processo de
democratização da gestão em escolas públicas municipais de Alagoa Nova, PB e o
envolvimento da comunidade escolar neste processo. Recorreu-se a autores como
Libâneo (2004), Dourado (2003), Ferreira (2003), entre outros, a título de aporte
teórico. Para o alcance do objetivo pretendido, realizou-se pesquisa qualitativa, através
da observação em duas escolas públicas municipais, situadas em área urbana e rural.
Além disso, também foram realizadas entrevistas a gestoras e a um membro da
Secretaria Municipal de Educação do referido município. Nos dias atuais, há um
entendimento de que a Gestão Escolar Democrática constitui um modelo que busca a
participação coletiva e tal modelo de gestão adquire importância crescente neste
momento de descentralização dos serviços prestados pelo poder público. Embora as
gestoras das escolas pesquisadas e o membro da Secretaria Municipal de Educação
tenham revelado conhecimento sobre como se dá esta forma de gerenciamento
democrático, os resultados da pesquisa demonstraram que existe ainda uma grande
lacuna entre as leis constitucionais e as orientações teóricas que norteiam a gestão
escolar democrática e a realidade das escolas, sejam elas de área urbana ou rural,
considerando a pouca participação da comunidade escolar, bem como o estímulo desta
se fazer presente na tomada de decisão, por parte das escolas. |
pt_BR |