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Gestão democrática escolar no município de Alagoa Nova – Paraíba

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dc.contributor.author Alves, Wilávia Ferreira
dc.date.accessioned 2016-11-16T16:45:23Z
dc.date.available 2016-11-16T16:45:23Z
dc.date.issued 2016-10-20
dc.identifier.other CDD 371.201 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11822
dc.description ALVES, W. F. Gestão democrática escolar no município de Alagoa Nova – Paraíba. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo discute o modelo de gestão democrática adotado nas escolas públicas, tendo em vista que se propõe a provocar reflexões e mudanças na forma de organização e gestão do trabalho desenvolvido nestes espaços. Objetiva-se compreender o processo de democratização da gestão em escolas públicas municipais de Alagoa Nova, PB e o envolvimento da comunidade escolar neste processo. Recorreu-se a autores como Libâneo (2004), Dourado (2003), Ferreira (2003), entre outros, a título de aporte teórico. Para o alcance do objetivo pretendido, realizou-se pesquisa qualitativa, através da observação em duas escolas públicas municipais, situadas em área urbana e rural. Além disso, também foram realizadas entrevistas a gestoras e a um membro da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Nos dias atuais, há um entendimento de que a Gestão Escolar Democrática constitui um modelo que busca a participação coletiva e tal modelo de gestão adquire importância crescente neste momento de descentralização dos serviços prestados pelo poder público. Embora as gestoras das escolas pesquisadas e o membro da Secretaria Municipal de Educação tenham revelado conhecimento sobre como se dá esta forma de gerenciamento democrático, os resultados da pesquisa demonstraram que existe ainda uma grande lacuna entre as leis constitucionais e as orientações teóricas que norteiam a gestão escolar democrática e a realidade das escolas, sejam elas de área urbana ou rural, considerando a pouca participação da comunidade escolar, bem como o estímulo desta se fazer presente na tomada de decisão, por parte das escolas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Vagda Rocha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar democrática pt_BR
dc.subject Comunidade escolar pt_BR
dc.subject Democratização pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Gestão democrática escolar no município de Alagoa Nova – Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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