UEPB - Repositório Digital

The voices behind the mountain: experience of teaching and learning english in the quilombola community of caiana dos crioulos/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Geyna Ferreira da
dc.date.accessioned 2016-11-21T11:48:49Z
dc.date.available 2016-11-21T11:48:49Z
dc.date.issued 2015-06-18
dc.identifier.other CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11833
dc.description SILVA, G. F da . The voices behind the mountain: experience of teaching and learning english in the quilombola community of caiana dos crioulos/PB. 2015. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ação cujo objetivo geral foi promover a aprendizagem de Língua Inglesa com foco nas habilidades de compreensão e expressão oral para jovens e adultos da comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, situada na zona rural do Município de Alagoa Grande/PB. Como objetivos específicos, estabelecemos os seguintes: (i) identificar as características dos Jovens e Adultos da comunidade de Caiana dos Crioulos quanto ao aprendizado de Língua Inglesa; (ii) verificar e listar procedimentos e técnicas didáticos mais eficazes para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa do referido contexto; (iii) analisar as experiências de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa tanto por parte dos alunos da comunidade, bem como da professora em formação. A motivação para a realização deste estudo foi a necessidade constatada, por parte da professora em formação inicial do Curso de Letras/Inglês de uma universidade pública na Paraíba, sobre o contexto social dos membros da referida comunidade de negociarem o artesanato produzido com visitantes estrangeiros que frequentemente estão presentes na comunidade de Caiana dos Crioulos. Neste sentido, entendemos que a língua inglesa funciona como língua franca, facilitando a comunicação entre os membros da comunidade e os turistas. Acreditamos que nosso trabalho situa-se na perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar, conforme preceituam Moita Lopes (2006, 2009), Kleiman (2013), dentre outros, cujas pesquisas assumem um maior compromisso social quando propõem uma agenda ética de investigação que (re)signifique a vida em sociedade com a finalidade de melhor compreendê-la, na construção de um outro mundo social, no qual os mais variados sujeitos tenham vez e voz. Ao ensinar alguns membros da comunidade de Caiana de Crioulos a falar inglês (mesmo que, inicialmente, em nível básico), valorizamos esses sujeitos dando-lhes vez, voz e visibilidade na sociedade da qual fazem parte, fortalecendo, assim, suas identidades e a possibilidade de interação com outras comunidades, inclusive estrangeiras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino aprendizaguem pt_BR
dc.subject Lingua inglesa pt_BR
dc.subject Comunidade quilombola pt_BR
dc.title The voices behind the mountain: experience of teaching and learning english in the quilombola community of caiana dos crioulos/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta