Resumo:
A correta formação do preço de venda é uma ferramenta essencial no controle das organizações, tornando a gestão de qualidade, com controles econômicos e financeiros. Neste sentido, este artigo tem como objetivo identificar os principais custos que poderão afetar a formação do preço de venda de mercadorias de uma empresa atacadista do município de Campina Grande-PB. Quanto à metodologia é uma pesquisa teórico-empírica, classificada como uma pesquisa exploratória, com uma abordagem quantitativa, sendo realizado um estudo de caso e uma pesquisa documental. Os principais resultados encontrados demonstram que mesmo a empresa não apresentando um método de custeio formal para a formação do preço de venda, ela apresenta um resultado positivo no período estudado e que a receita no ponto equilíbrio é menor quando o calculado da formação do preço de venda pelo método mark-up, consequentemente gerando um resultado maior. Portanto a empresa estudada, utilizando o método sugerido para a formação dos preços, pode conforme projeção pode apresentar maiores resultados, pois teve um aumento significativo no seu lucro de 49,71% em relação ao seu lucro real.
Descrição:
LEAL, A. A. de F. Formação do preço de venda: estudo de caso em uma empresa do setor atacadista do município de Campina Grande - PB. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]