Resumo:
Este trabalho visa apresentar e debater o tema ―Síndrome de Down e inclusão
escolar‖ e tem por objetivo contribuir para o avanço da inclusão de pessoas com
síndrome de Down (SD) nas escolas da rede regular de ensino. O presente artigo de
pesquisa acadêmica surgiu em meios aos desafios existentes na escola atual. Este
artigo procurou responder e apresentar o seguinte problema de pesquisa: De que
forma é possível promover a inclusão de pessoas com SD? Buscou-se responder o
que é Síndrome de Down e as possíveis causas e quais as propostas metodológicas
para o trabalho de pessoas com SD. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a
coleta de dados foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental. Os autores
que embasaram este trabalho de pesquisa acadêmica foram: VOIVODIC (2004),
SCHWARTZMAN (2003), FACION (2005), CORREIA (1999) e CARVALHO (2003).
Os resultados deste trabalho mostraram que, apesar de todos os avanços, ainda é
necessário um conjunto de elementos para que possamos promover a inclusão de
estudantes com síndrome de Down.
Descrição:
LINS, A. L. Síndrome de Down e a inclusão escolar. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.