Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo investigar a viabilidade de adotar a estratégia de segmentação de mercado a ser implantada em uma escola de idiomas, que são os cursos de curta duração. Com a utilização da segmentação de mercado, será possível o crescimento das empresas, pois é através da segmentação de mercado que os estrategistas de marketing concentram seus esforços para satisfazer e conquistar grupos específicos de consumidores e clientes em vez de toda a população; agrupa consumidores ou clientes similares e seleciona o grupo mais adequado para o atendimento pela empresa, ou seja, todo esse processo é realizado para a organização buscar seu crescimento perante os seus concorrentes. Visando atender a um grupo específico de clientes, utilizou-se a entrevista despadronizada como instrumento para a investigação de campo, que foi realizada com os ex-alunos matriculados no ano de 2011 que não retornaram ao curso em 2012 com a faixa etária entre 18 e 68 anos. Através da consulta constatou-se que a escola de idiomas de referência na cidade de Campina Grande, possui um número relevante, estatisticamente falando, de um público interessado em cursos de curta duração, dessa forma, foi sugerida a implementação do curso de 18 meses para ter início no segundo semestre de 2012, evidenciando a conquista de um novo segmento que é constituído por pessoas que precisam de um novo idioma, mas detém de um curto espaço de tempo para obtê-lo. Evidenciou-se, também, que a implantação do curso será uma consequência de um estudo realizado através da investigação que conduziu a elaboração de ações estratégicas decorrente da literatura estudada durante a execução deste trabalho.
Descrição:
SILVA, A. R. Curso de curta duração: uma estratégia de segmentação de mercado a ser adotada em uma escola de idiomas na cidade de Campina Grande-PB. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.