Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar o tratamento da variação
linguística em livros didáticos da Língua Portuguesa. Pretende-se investigar a
abordagem da variação linguística e como a mesma se fragmenta em questões
referentes ao conteúdo apresentado e se esse privilegia de forma significativa a
variação linguística. De modo geral, é de suma importância a análise proposta,
visto que, os livros didáticos são, em muitas escolas, a base para a construção
do processo de ensino e aprendizagem, portanto se faz necessário investigar
como se manifesta o conteúdo proposto relativo à Variação Linguística nos
livros didáticos da Língua Portuguesa. A presente pesquisa fundamenta-se em
teorias da Sociolinguística, Mollica(2004), Bagno (1999, 2007). Ao fim da
análise dos estudos realizados, foi constatado que alguns Livros Didáticos não
abordam de maneira adequada a variação.
Descrição:
SOUSA, J. C. de. Variação linguística em liros didáticos. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.