Resumo:
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no Estágio III, ao longo do curso de Letras/Língua Portuguesa, mais precisamente junto ao componente curricular Estágio Supervisionado, bem como, observar a prática da leitura e escrita desenvolvida na vivência escolar, ocorrida, em turmas do 1º ano do ensino médio, de uma escola, situada no bairro do Cruzeiro, na cidade de Campina Grande-PB. Nesse contexto, o estudo aponta uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa, que proporcione o desenvolvimento da leitura e da escrita, através do estudo com gêneros textuais, podendo assim estimular o gosto pela leitura e pela escrita, e consequentemente o desenvolvimento do aluno e de suas práticas sociais. Diante disso, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: a partir da vivência no estágio supervisionado analisar práticas de leituras, a partir de uma perspectiva interacionista e de construção de sentidos, bem como refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa. Desse modo, tomamos como suporte teórico: PCNEM (2000), OCEM (2006), e Antunes (2009), entre outros, que nos deram subsídios para compreender o que se pretende com o ensino de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa e constatamos que o professor da disciplina, através da escola, tem muito a contribuir na construção de uma sociedade crítica e autônoma, que acredita na educação e que faça a diferença através do ensino de língua.
Descrição:
DINIZ, A. L. F. Estágio supervisionado III, um relato de experiência de leitura e escrita. 2016. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.