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Os índices sobre a competência leitora dos estudantes brasileiros, geralmente, são
preocupantes. Há anos nos deparamos com resultados inquietantes, os quais nos levam a
perguntar: Por que a escola não está, de fato, cumprindo seu papel essencial, que seria formar
pessoas capazes de ler e compreender o mundo à sua volta? Onde estamos fracassando?
Existe um culpado? O que a instituição escolar pode fazer a respeito? Que estratégias os
professores devem utilizar para que os alunos alcancem a competência leitora? Especialistas
na área de linguagem, e outros seguimentos da educação, tem se interessado pelo fenômeno
do fracasso em competência leitora e muitos estudos tem sido desenvolvidos a respeito do
assunto, visando preencher lacunas que, de certa forma, estão voltadas à formação do
professor, tanto em sua formação inicial, como em sua formação continuada. O presente
artigo se centra numa pesquisa de caráter bibliográfico, como procedimento metodológico
adota-se a revisão de obras que discutem a temática abordada. Neste artigo, nos apoiamos nos
estudos de Koch e Elias (2015), Solé (1998); Rojo (2009) e Antunes (2003; 2012). Nessa
perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo refletir se a escola está, de fato, cumprindo
com o seu papel, no que concerne à competência leitora dos alunos. Assim como refletir sobre
as estratégias utilizadas pela escola que contribui para o fracasso dos alunos. Também visa
desconstruir a ideia de culpabilização do aluno pelo desempenho insuficiente em
compreensão leitora. O artigo está organizado da seguinte forma: na primeira parte, são
apesentados os conceitos de leitura, letramento, analfabetismo funcional e compreensão
textual. Na segunda parte do artigo, apresentamos os fatores importantes para que o aluno seja
capaz de interpretar o que ler de forma competente. No terceiro momento, apresentamos as
estratégias que podem ser utilizadas pelo professor e mediadas para que a competência em
leitura e interpretação textual, de fato, ocorram. Concluímos com este trabalho que, o papel do
professor como mediador na construção da competência leitora é de grande importância. |
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