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Gênero e sexualidade na educação infantil: um estudo sobre a construção e a reprodução de “ser menino” e “ser menina”

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dc.contributor.author Nunes, Eugenia Lucia dos Santos
dc.date.accessioned 2016-12-20T11:36:46Z
dc.date.available 2016-12-20T11:36:46Z
dc.date.issued 2016-12-09
dc.identifier.other CDD: 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12116
dc.description NUNES, E. L dos S. Gênero e sexualidade na educação infantil: um estudo sobre a construção e a reprodução de “ser menino” e “ser menina”. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A escola vem reproduzindo, diariamente, uma identidade de gênero conforme os padrões vigentes e aceitos na sociedade. E isso começa na Educação Infantil já que elas não nascem conhecendo os estereótipos que a sociedade tem muito presente, como normas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar as interações existentes entre professores e crianças na Educação Infantil, a partir da (re)produção da identidade de gênero. Para isso, utilizamos como referência os estudos dos autores FELIPE (2000), FINCO (2003), ROCHA (1998), Guacira Lopes Louro (2002), dentre outros. Lopes (2002) defende que a Educação está implicada, seja também qual for à concepção que se assuma, num processo de construção de sujeitos. A escola é uma instituição social que propaga e transcreve valores e comportamento que na sua visão são considerados como os mais adequados, com a diferenciação dos sexos, a partir do vestuário, das brincadeiras e das relações dentro da escola, formando assim sujeitos masculinos e femininos. Esta pesquisa, que se configura com um estudo de caráter exploratório, que tem como sujeitos duas professoras do ensino infantil, nos mostra que os profissionais da educação não consideram a importância da interferência de suas práticas na construção das identidades de gênero das crianças. Na escola, assim como na família, as crianças estão totalmente expostas a modelos de identidades de masculinidade e feminilidade; tanto as meninas quanto os meninos são tratados de forma diferenciada por parte dos professores, baseado em comportamento adequado para cada sexo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Identidade de gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.title Gênero e sexualidade na educação infantil: um estudo sobre a construção e a reprodução de “ser menino” e “ser menina” pt_BR
dc.type Other pt_BR


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