Resumo:
Este trabalho discute a formação do pedagogo voltada àsua atuação no ensino da Educação de
Jovens e Adultos (EJA). Esta discussão resulta de experiências didático-pedagógicas
vivenciadas no Estágio Supervisionado da docência no EJA,em uma turma de alfabetização
de uma Escola Municipal localizada na cidade de Campina Grande-PB, cujas experiências
proporcionaram uma maior reflexão enquanto discente do curso de Pedagogia ao exercer e
enfrentar a docência com educandos (as) da EJA. Em termos procedimentais realizou-se uma
pesquisa bibliográfica voltada a alfabetização de jovens e adultos, seguindo o planejamento e
realização de suas atividades por discentes de pedagogia no campo de estágio em EJA.
Teoricamente suas atividades e reflexões acerca do pedagogo atuando na alfabetização com
jovens e adultos fundam-se nas contribuições de autores que discutem sua realidade no
contexto educacional brasileiro (BELLO, 1993, GADOTTI, 2002, MOLL, 2004), sobretudo
Freire (1996) por introduzir propostas educacionais direcionadas ao público da EJA. Com
base nesta experiência foi possível vivenciar a realidade educacional com jovens e adultos em
termos das suas expectativas e interesses de aprendizagem, também, os desafios enfrentados
pelo pedagogo em sala de aula, cujas experiências contribuem para refletir a atuação e a
formação docente para a EJA.
Descrição:
LEAL, D. M. T. Formação do pedagogo e docência na EJA: realidade e desafios. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.