dc.description.abstract |
Este artigo corresponde à análise do trabalho com a literatura desenvolvido em uma
turma do 6º ano do ensino fundamental. Para a realização do estudo, recorremos a uma
pesquisa-ação, centrada no trabalho com a leitura literária em sala de aula, cuja investigação
baseou-se em uma autorreflexão acerca das práticas de leitura do texto literário na sala de
aula/escola. Ao longo do trabalho, ressaltamos a importância da leitura e seus benefícios,
buscando mostrar as estratégias empregadas e enfatizando o papel do professor como
mediador para despertar o interesse pela leitura, aspecto que consideramos imprescindível. O
objetivo principal foi analisar a recepção dos alunos em relação ao texto literário, através da
descrição e análise do trabalho desenvolvido. Em virtude desta questão, selecionamos como
referencial teórico autores que discutem a escolarização da literatura, dentre estes:
CADEMARTORI (2010), COSSON (2006), MALARD (1985), SOSA (1978), ZILBERMAN
(1988-98). |
pt_BR |