UEPB - Repositório Digital

A identidade feminina em mídias digitais: o caso dos blogs

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Pâmela Amanda Melo
dc.date.accessioned 2016-12-22T13:22:09Z
dc.date.available 2016-12-22T13:22:09Z
dc.date.issued 2016-12-13
dc.identifier.other CDD: 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12140
dc.description COSTA, P. A. M. A identidade feminina em mídias digitais: o caso dos blogs. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A tecnologia e o uso dos aparatos tecnológicos nos dias atuais são de fundamental importância na vida do ser humano por auxiliarem nas tarefas diárias. Além disso, o uso ilimitado de chats, e-mails, redes sociais, blogs etc. se constitui campo fértil para estudos sobre identidade, problemática pertinente nos dias atuais, o que motivou a presente pesquisa para a resolução da seguinte questão problema: Como a identidade feminina é constituída nos blogs? Partia-se da hipótese inicial de que a linguagem multimodal, presente no ambiente virtual, corrobora para a constituição da identidade. Desse modo, teve-se como objetivo geral: analisar a identidade feminina presente nos blogs, através da linguagem multimodal, sendo estas práticas sociais construtoras de identidades. Especificamente: selecionar os blogs para compor o corpus de análise; descrever, analisar e relacionar os blogs com a temática estudada. O corpus dessa pesquisa é composto por blogs femininos (Niina Secrets e Fina e rica), analisados mediante os estudos do arcabouço teórico da Linguagem e do Discurso. Para tanto, foram pertinentes os estudos realizados por Hall (2006), Fiorin (2005) Dionisio (2014), Heller (2013), Bourdieu (2002), Rodrigues (2011), dentre outros. Nesse sentido, a pesquisa se impõe relevante por buscar analisar e descrever identidades femininas presentes nos blogs, vozes de mulheres a tempos silenciadas, mas que foram ganhando espaço desde o movimento feminista e com a eclosão das mídias digitais, as quais permitem que os sujeitos femininos sejam protagonistas dos seus textos. A análise do material selecionado para esse estudo revelou que a utilização de diversos recursos visuais como imagens, cores, tamanho de fontes etc. são aspectos semióticos que corroboram decisivamente para a construção de uma identidade feminina nos blogs e sugere que os arranjos visuais existentes nesses espaços virtuais não funcionam apenas como adornos para uma estética virtual do texto, ao contrário, tem valor simbólico como os demais modos de representação social da (inter)relação das blogueiras observadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Linduarte Pereira Rodrigues. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Tecnologia digital pt_BR
dc.subject Identidade digital pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.title A identidade feminina em mídias digitais: o caso dos blogs pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta