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A música é um gênero textual que faz parte do nosso cotidiano. Enquanto
manifestação individual, evidencia-se como representação de diferentes classes
sociais. Esse gênero é uma forma de entretenimento e caracterização do
comportamento social e cultural. Assim, a relação entre linguagem e sociedade
resulta em produções de diferentes gêneros musicais. Nesse sentido, foi observado:
como as canções compostas por Rita Lee e Anitta, cantoras e compositoras de
épocas diferentes e representantes da Música Popular Brasileira, representam a
mulher do seu tempo através do recurso da metáfora? Especificamente, buscou-se:
fazer o levantamento teórico dos estudos semânticos e o fenômeno da metáfora;
discorrer acerca dos gêneros textuais e da música; e analisar um conjunto de letras
compostas por mulheres para construção do corpus, descrito e analisado à luz dos
estudos semânticos cognitivos. Diante disso, a pesquisa realizada por levantamento
bibliográfico, documental e por investigações de abordagem qualitativa tem como
objetivo principal a análise dos efeitos de sentido e a utilização do fenômeno da
metáfora em músicas compostas por Rita Lee e Anitta. Para compreender como as
mulheres são representadas em músicas de compositoras femininas e quais os
efeitos de sentido empreendidos no texto musical produzidos por elas, foram
utilizados os estudos semânticos cognitivos, relacionando as letras de músicas com
as teorias estudadas. Para o embasamento teórico houve a utilização dos estudos
sobre o fenômeno da metáfora, a partir de Lakoff e Johnson (1980), Guimarães
(2002), Costa (2012), entre outros. Para a relevância da pesquisa, criou-se uma
relação entre a utilização da metáfora e sua existência nas músicas selecionadas
para análise. Logo, percebe-se que a metáfora não envolve apenas a linguagem, ela
é da ordem do pensamento. A metáfora é um fenômeno da linguagem dos mais
importantes para construção de sentidos e possibilita compreender o que não pode
ser percebido em sua totalidade: nossos sentimentos, nossas experiências, nossas
práticas sociais cotidianas. Como observado, a utilização da linguagem, como
recurso de sentido, possibilita a compreensão na construção das metáforas
presentes nas canções. Dessa forma, a pesquisa demonstrou que as cantoras,
através de suas experiências, transmitem em suas canções situações próprias da
identidade feminina. Em diferentes épocas, buscam a conquista da subjetividade e a
valorização da mulher na sociedade. As metáforas analisadas apontam para
contextos diversos em que a autoafirmação feminina foi geradora de sentidos. |
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