Resumo:
Este trabalho tem por finalidade mostrar a importância da música para educação
infantil e o resgate dos valores afrodescendentes presentes na sociedade brasileira.
As atividades lúdicas servem de ferramenta de incentivo para a criatividade das
crianças, tendo o poder de facilitar tanto o progresso de sua personalidade, quanto
de funções psicológicas, intelectuais e morais. Com a obrigatoriedade da Lei
10.639/2003, o ensino de conteúdos referentes à História e Cultura afro-brasileira e
africana em toda a grade curricular e, assim também como a Lei 11.769/08 que faz
da música uma disciplina obrigatória que deveria estar no currículo escolar desde
2012, tornando necessário propor metodologias de ensino musical que atendam a
referida lei, assim chega-se a conclusão de que a música pode auxiliar no trabalho
pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho
de outras áreas de conhecimento, e que a música é sim uma forma eficaz de
atender a esse apelo, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento
integral do ser. Para realização desta monografia, fizemos uma pesquisa de cunho
bibliográfico, no qual utilizamos fundamentação teórica de Freire (1992), Merrian
(1964), Silva (2013), entre outros que discorre sobre as questões raciais e sobre o
uso da música como suporte para essa temática.
Descrição:
ANDRADE, A. da S. A contribuição da música Afro-brasileira para a construção de identidade na educação infantil. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.