Resumo:
Esta pesquisa tem a finalidade de investigar o professor/a da Educação Infantil e sua prática
avaliativa considerando o mesmo como mediador desse processo. Então é de grande
importância uma análise e compreensão do contexto que envolve o processo avaliativo
infantil, atrelado à mediação pedagógica por parte do educador/a. Primeiramente propõe-se
fazer um resgate histórico da evolução da educação infantil e da avaliação, posteriormente,
será realizada uma investigação do professor como mediador do processo avaliativo, e por fim
uma pesquisa de campo, com relatos de experiências. Logo procuramos embasamento
teórico em: Angotti (2009), Carvalho (1989), Hadji (2001), Hoffman (1993), Hoffman (2001),
Hoffman (2005), Luckesi (2006), Oliveira (2011). Como procedimento metodológico foi
utilizado à pesquisa bibliográfica e de campo que, de acordo com Carvalho (1989) “é uma
busca de informações de diversas fontes escritas procurando obter dados a respeito do tema
em questão”, numa abordagem qualitativa e como instrumento técnico a entrevista. Os
resultados desta pesquisa revelou a necessidade dos professores da educação infantil em deter
conhecimentos e refletir sobre mudanças em relação ao método utilizado para avaliar as
crianças, levando em consideração a fase de desenvolvimento na qual ela está inserida.
Descrição:
Oliveira, S. de F. Avaliação na educação infantil: o professor como mediador do processo. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.