Resumo:
A utilização de experimentos em sala de aula para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de Química, tem se tornado uma alternativa metodológica muito eficaz, pois aproxima os discentes ao seu contexto social, proporcionando uma prática pedagógica que melhore o entendimento dos alunos frente a abordagem dos conteúdos científicos. À medida que se faz a inserção de novos métodos de ensino proporciona aos alunos interesse, motivação pelo que se estuda. Este é o papel primordial de um professor, ser facilitador do conhecimento, instigar o discente a novas descobertas. Neste sentido, este trabalho propõe uma aula contextualizada com enfoque nos aspectos relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA, evidenciando a problemática sobre o descarte de pilhas e baterias ao meio ambiente, seguida de experimentos com a contribuição da montagem de Robótica educacional e confecção de pilhas caseiras para aulas de eletroquímica. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. Os sujeitos foram 70 alunos de uma escola pública do município de Ingá- PB. Os resultados apontaram que houve um maior aproveitamento e rendimento nas aulas de eletroquímica fazendo com que o objetivo da aula obtivesse resultados satisfatórios contribuindo na promoção do ensino de Química para a formação da cidadania.
Descrição:
SILVA, L. M. M. da. Avaliação de uma proposta metodológica para o ensino de eletroquímica com enfoque (CTSA). 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.