UEPB - Repositório Digital

Avaliação de uma proposta metodológica para o ensino de eletroquímica com enfoque (CTSA)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Luciene Maria Machado da
dc.date.accessioned 2017-02-02T18:12:04Z
dc.date.available 2017-02-02T18:12:04Z
dc.date.issued 2015-02-03
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12262
dc.description SILVA, L. M. M. da. Avaliação de uma proposta metodológica para o ensino de eletroquímica com enfoque (CTSA). 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A utilização de experimentos em sala de aula para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de Química, tem se tornado uma alternativa metodológica muito eficaz, pois aproxima os discentes ao seu contexto social, proporcionando uma prática pedagógica que melhore o entendimento dos alunos frente a abordagem dos conteúdos científicos. À medida que se faz a inserção de novos métodos de ensino proporciona aos alunos interesse, motivação pelo que se estuda. Este é o papel primordial de um professor, ser facilitador do conhecimento, instigar o discente a novas descobertas. Neste sentido, este trabalho propõe uma aula contextualizada com enfoque nos aspectos relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA, evidenciando a problemática sobre o descarte de pilhas e baterias ao meio ambiente, seguida de experimentos com a contribuição da montagem de Robótica educacional e confecção de pilhas caseiras para aulas de eletroquímica. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. Os sujeitos foram 70 alunos de uma escola pública do município de Ingá- PB. Os resultados apontaram que houve um maior aproveitamento e rendimento nas aulas de eletroquímica fazendo com que o objetivo da aula obtivesse resultados satisfatórios contribuindo na promoção do ensino de Química para a formação da cidadania. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Djane de Fátima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Experimentos pt_BR
dc.subject Robótica educacional pt_BR
dc.subject Eletroquímica pt_BR
dc.title Avaliação de uma proposta metodológica para o ensino de eletroquímica com enfoque (CTSA) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta