Resumo:
O estudo teve por objetivo descrever e analisar alguns eixos temáticos que constam no manual de instrutor Zumba Fitness, bem como, descrever e analisar os movimentos de um dos ritmos utilizado nas aulas do Programa Zumba a partir de um vídeo preparatório para instrutores do programa. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva dada a sua intenção de apresentar, de acordo com Gil (2002), as características do fenômeno, no caso desse estudo, a Zumba a partir de uma análise temática de alguns dos tópicos do Manual de Treinamento para Instrutor Zumba, a destacar: Concepção, benefícios e estrutura da aula. Este último item foi articulado à descrição de um (01) vídeo preparatório para instrutores do programa, do ritmo Merengue. O estudo acredita que a discussão sobre o fitness a partir da Zumba, na Licenciatura em Educação Física, sob o olhar de uma instrutora Zumba Fitness e graduanda é de suma importância, considerando que a temática fitness não está descolada da formação e atuação do professor de Educação Física, pois o mesmo poderá tratar as práticas corporais como saberes a serem abordados na Educação Física escolar, bem como, apontar a transitoriedade, a temporalidade destas práticas no âmbito das academias de ginásticas e suas relações com o mercado de consumo.
Descrição:
MOREIRA, A. T. R. Aproximações ou distanciamentos com a dança a partir da concepção, objetivos e estrutura de aula de zumba. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.