dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o Ensino-Aprendizagem de Trigonometria através de Resolução de Problemas, buscando analisar possibilidades para aplicação futura em sala de aula. Além disso, a proposta apresentada poderá contribuir para o debate teórico de futuras pesquisas sobre o ensino de trigonometria através de Resolução de Problemas. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, pois visa apresentar um texto muito mais narrativo que descritivo e foram utilizados, como procedimentos metodológicos, leituras sobre Resolução de Problemas (ONUCHIC, 1999; ONUCHIC & ALLEVATO, 2005; VAN DE WALLE, 2009; ONUCHIC & ALLEVATO, 2011; ONUCHIC & HUANCA, 2013; ALLEVATO & ONUCHIC, 2014). Em relação a Trigonometria discutimos, brevemente a história da Trigonometria e como os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam o ensino da Trigonometria. Analisamos dois livros didáticos, além de termos verificado como os conhecimentos trigonométricos estão sendo avaliados no Exame Nacional do Ensino Médio. As atividades propostas foram desenvolvidas para sala de aula, por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, que tem o problema como ponto de partida e orientação para a aprendizagem de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos, e aqui levamos em consideração o nosso entendimento sobre a aprendizagem da trigonometria, tratado no primeiro momento do trabalho. Com essa pesquisa esperamos que professores possam utilizar essa metodologia nas suas aulas. |
pt_BR |