UEPB - Repositório Digital

Proposta de ensino-aprendizagem da trigonometria através de resolução de problemas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.contributor.author Lima, Izailma Nunes de
dc.date.accessioned 2017-02-09T18:23:17Z
dc.date.available 2017-02-09T18:23:17Z
dc.date.issued 2016-09-29
dc.identifier.other CDD 516.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12308
dc.description LIMA, I. N. Proposta de ensino-aprendizagem da trigonometria através de resolução de problemas. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o Ensino-Aprendizagem de Trigonometria através de Resolução de Problemas, buscando analisar possibilidades para aplicação futura em sala de aula. Além disso, a proposta apresentada poderá contribuir para o debate teórico de futuras pesquisas sobre o ensino de trigonometria através de Resolução de Problemas. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, pois visa apresentar um texto muito mais narrativo que descritivo e foram utilizados, como procedimentos metodológicos, leituras sobre Resolução de Problemas (ONUCHIC, 1999; ONUCHIC & ALLEVATO, 2005; VAN DE WALLE, 2009; ONUCHIC & ALLEVATO, 2011; ONUCHIC & HUANCA, 2013; ALLEVATO & ONUCHIC, 2014). Em relação a Trigonometria discutimos, brevemente a história da Trigonometria e como os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam o ensino da Trigonometria. Analisamos dois livros didáticos, além de termos verificado como os conhecimentos trigonométricos estão sendo avaliados no Exame Nacional do Ensino Médio. As atividades propostas foram desenvolvidas para sala de aula, por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, que tem o problema como ponto de partida e orientação para a aprendizagem de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos, e aqui levamos em consideração o nosso entendimento sobre a aprendizagem da trigonometria, tratado no primeiro momento do trabalho. Com essa pesquisa esperamos que professores possam utilizar essa metodologia nas suas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.title Proposta de ensino-aprendizagem da trigonometria através de resolução de problemas. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta