Resumo:
Este trabalho busca falar sobre um conteúdo muito importante no 1º ano do ensino
médio: as funções. Fazendo uma observância de como os alunos interagem com
este conteúdo, quando estes vêem diversas situações cotidianas que se
fundamentam neste conteúdo. Buscamos refletir sobre a metodologia e a forma
como os alunos assimilam o conteúdo de função, observando as dificuldades em
relacioná-la com situações do cotidiano. Verificamos se os alunos relacionam o
estudo de funções, à situações do cotidiano, que tópicos são mais fáceis de serem
compreendidos e onde estão as dificuldade, observamos, também, as atividades
realizadas em sala.. Para isto consultamos artigos, trabalhos acadêmicos, livros e
relatamos nossa experiência didática, dividindo assim nosso trabalho em três
capítulos. Inicialmente busca-se compreender como foi encontrada a definição das
funções, fazendo um paralelo das diferentes formas de definição, que foram
demonstradas ao longo do tempo, por diferentes estudiosos até se chegar à
definição atual. Procuramos também compreender como ocorreu o processo de
escolarização do conteúdo de funções no Brasil. No segundo capítulo, visamos
demonstrar porque o ensino de funções é importante para ser visto na escola.
Tenta-se mostrar como são algumas das várias formas de definições que são
apresentadas nos livros didáticos. Também buscamos compreender como alunos de
diferentes níveis de ensino compreendem a linguagem matemática. Por fim no
terceiro capítulo, elaboramos uma forma de ensinar, procurando trabalhar com
situações - problema a construção do conceito de funções. Para isto foram
elaboradas algumas listas de problemas, para que os alunos compreendessem o
conteúdo e buscamos entender algumas formas de compreensão, também fazendo
a observância, de como compreendem certas situações cotidianas, que recaem em
uma função, expondo assim alguns resultados e conclusões. Observamos que há
dificuldades, para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Francisca Martiniano da Rocha, em expressarem a lei de formação de uma função e
também observamos que há uma linguagem escrita e verbal, relacionada a tudo que
acontece no momento das aulas de matemática, que auxilia ou até pode atrapalhar
o entendimento dos conteúdos.
Descrição:
ARAÚJO, S. P.
O ensino de funções e a linguagem matemática: uma experiência com alunos do 1º ano do
Ensino Médio. 2013. 63f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.