UEPB - Repositório Digital

O ensino de funções e a linguagem matemática: uma experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Samara Pereira
dc.date.accessioned 2013-07-24T14:16:48Z
dc.date.available 2013-07-24T14:16:48Z
dc.date.issued 2013-07-24
dc.identifier.other CDD 515.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1233
dc.description ARAÚJO, S. P. O ensino de funções e a linguagem matemática: uma experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio. 2013. 63f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho busca falar sobre um conteúdo muito importante no 1º ano do ensino médio: as funções. Fazendo uma observância de como os alunos interagem com este conteúdo, quando estes vêem diversas situações cotidianas que se fundamentam neste conteúdo. Buscamos refletir sobre a metodologia e a forma como os alunos assimilam o conteúdo de função, observando as dificuldades em relacioná-la com situações do cotidiano. Verificamos se os alunos relacionam o estudo de funções, à situações do cotidiano, que tópicos são mais fáceis de serem compreendidos e onde estão as dificuldade, observamos, também, as atividades realizadas em sala.. Para isto consultamos artigos, trabalhos acadêmicos, livros e relatamos nossa experiência didática, dividindo assim nosso trabalho em três capítulos. Inicialmente busca-se compreender como foi encontrada a definição das funções, fazendo um paralelo das diferentes formas de definição, que foram demonstradas ao longo do tempo, por diferentes estudiosos até se chegar à definição atual. Procuramos também compreender como ocorreu o processo de escolarização do conteúdo de funções no Brasil. No segundo capítulo, visamos demonstrar porque o ensino de funções é importante para ser visto na escola. Tenta-se mostrar como são algumas das várias formas de definições que são apresentadas nos livros didáticos. Também buscamos compreender como alunos de diferentes níveis de ensino compreendem a linguagem matemática. Por fim no terceiro capítulo, elaboramos uma forma de ensinar, procurando trabalhar com situações - problema a construção do conceito de funções. Para isto foram elaboradas algumas listas de problemas, para que os alunos compreendessem o conteúdo e buscamos entender algumas formas de compreensão, também fazendo a observância, de como compreendem certas situações cotidianas, que recaem em uma função, expondo assim alguns resultados e conclusões. Observamos que há dificuldades, para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha, em expressarem a lei de formação de uma função e também observamos que há uma linguagem escrita e verbal, relacionada a tudo que acontece no momento das aulas de matemática, que auxilia ou até pode atrapalhar o entendimento dos conteúdos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Função pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Linguagem Matemática pt_BR
dc.title O ensino de funções e a linguagem matemática: uma experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta