Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar o processo de leitura e produção de textos de alunos do Ensino Médio acerca de conceitos elementares de trigonometria. A motivação para este estudo se deu a partir da problematização de que o ensino de matemática, numa perspectiva interdisciplinar, tem relações direta com as habilidades de leitura e produção de texto, no entanto, percebemos a partir de observações no Estágio Supervisionado que a exploração dessa relação ainda é incipiente. Nesse sentido, queríamos responder a seguinte questão de pesquisa: como atividades de leitura e produção textual podem contribuir para o ensino de conceitos elementares de trigonometria? Para responder a esta questão nos fundamentamos na literatura do tema e utilizamos o estágio supervisionado como campo de pesquisa. Para isto, nos valemos de uma abordagem metodológica qualitativa, tipificada como uma pesquisa de campo. Participaram da pesquisa alunos do 2º Ano do Ensino Médio, de uma Escola Pública, no município de Sumé-PB. Os resultados indicam que um trabalho de prática de leitura e escrita nas aulas de Matemática é um recurso importante na construção do conhecimento matemático.
Descrição:
QUEIROZ, L. F. A. Ensino de trigonometria: uma experiência com leitura e produção de texto. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.