Resumo:
Este trabalho aborda um tema específico sobre Contagem: A Análise
Combinatória. Tenta-se encontrar alguma relação entre as dificuldades de
aprendizagem desse conteúdo por parte da maioria dos estudantes e a forma como
o tema é proposto por alguns livros didáticos usados atualmente no Ensino Médio.
Qual deve ser a maneira de abordar o assunto, como apresentá-lo pela primeira vez
aos estudantes que estão preocupados, principalmente, com o vestibular e em
decorar várias fórmulas. Por que os estudantes não conseguem compreender as
diferenças entre as diversas situações nas quais devem usar arranjo, combinação ou
permutação? De maneira quantitativa essa pesquisa é dividida em duas partes:
estudo do capítulo sobre Análise Combinatória encontrado em cinco livros didáticos
do Ensino Médio e aplicação de uma lista de exercícios/problemas entre estudantes
do Ensino Médio a fim de obter informações necessárias para respaldar ou
contradizer nas hipóteses. Para tanto, a pesquisa inicia-se com uma pequena
abordagem histórica sobre o desenvolvimento da Análise Combinatória e depois é
feita a análise dos livros didáticos e das respostas dos exercícios/problemas e por
fim uma pequena discussão sobre as conclusões.
Descrição:
CRUZ, L. C.
Princípio fundamental da contagem, combinações,
arranjos e permutações: Uma avaliação da
aprendizagem. 2012. 69f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.