UEPB - Repositório Digital

Princípio fundamental da contagem, combinações, arranjos e permutações: Uma avaliação da aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cruz, Lucas Cavalcanti
dc.date.accessioned 2013-07-24T14:17:20Z
dc.date.available 2013-07-24T14:17:20Z
dc.date.issued 2013-07-24
dc.identifier.other CDD 512
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1235
dc.description CRUZ, L. C. Princípio fundamental da contagem, combinações, arranjos e permutações: Uma avaliação da aprendizagem. 2012. 69f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda um tema específico sobre Contagem: A Análise Combinatória. Tenta-se encontrar alguma relação entre as dificuldades de aprendizagem desse conteúdo por parte da maioria dos estudantes e a forma como o tema é proposto por alguns livros didáticos usados atualmente no Ensino Médio. Qual deve ser a maneira de abordar o assunto, como apresentá-lo pela primeira vez aos estudantes que estão preocupados, principalmente, com o vestibular e em decorar várias fórmulas. Por que os estudantes não conseguem compreender as diferenças entre as diversas situações nas quais devem usar arranjo, combinação ou permutação? De maneira quantitativa essa pesquisa é dividida em duas partes: estudo do capítulo sobre Análise Combinatória encontrado em cinco livros didáticos do Ensino Médio e aplicação de uma lista de exercícios/problemas entre estudantes do Ensino Médio a fim de obter informações necessárias para respaldar ou contradizer nas hipóteses. Para tanto, a pesquisa inicia-se com uma pequena abordagem histórica sobre o desenvolvimento da Análise Combinatória e depois é feita a análise dos livros didáticos e das respostas dos exercícios/problemas e por fim uma pequena discussão sobre as conclusões. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Lamartine da Costa Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Análise combinatória pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Princípio fundamental da contagem, combinações, arranjos e permutações: Uma avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta