UEPB - Repositório Digital

Etnomatemática: um olhar atento para o uso da matemática nas profissões populares.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Marília Lidiane C Costa Alcântara pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Maria da Paz Silva
dc.date.accessioned 2017-02-13T19:11:00Z
dc.date.available 2017-02-13T19:11:00Z
dc.date.issued 2016-10-31
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12352
dc.description OLIVEIRA, M. P. S. Etnomatemática: um olhar atento para o uso da matemática nas profissões populares. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo trata do tema Etnomatemática, tomando como corpus os conhecimentos matemáticos produzidos em algumas profissões populares, para uma leitura dos elementos que permitam averiguar se profissionais, como pedreiro, doméstica, agricultor, marceneiro e feirante, sabem que produzem e utilizam matemática em seu dia a dia. Buscamos descrever também, como os saberes matemáticos adquiridos e praticados no dia a dia podem contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática nas escolas, questão esta que norteia a nossa pesquisa. Para isso, valemo-nos dos estudos teóricos que nos propiciaram as informações necessárias sobre a etnomatemática, como os desenvolvidos por Ubiratan D`Ambrosio, idealizador do programa etnomatemática, que apresenta em Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer (1998) e em Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade (2007), dentre outros estudos, os quais nos fornece valiosas contribuições ao conceito de Etnomatemática, sendo a base teórica principal da nossa pesquisa. A pesquisa realizada aqui foi do tipo qualitativa e interpretativa, a partir de observações feitas em um estudo de caso. A partir da análise dos dados, observamos que os sujeitos entrevistados têm pouca ou nenhuma consciência de que sabem e utilizam a matemática em seu cotidiano. Dessa forma, com a realização dessa pesquisa fica evidente que os conhecimentos matemáticos adquiridos fora do ambiente escolar são tão importantes quanto os conhecimentos formais e que a valorização dos mesmos pode proporcionar uma visão mais completa da Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Marília Lidiane C Costa Alcântara pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.subject Conhecimento popular pt_BR
dc.subject Profissões populares pt_BR
dc.title Etnomatemática: um olhar atento para o uso da matemática nas profissões populares. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta