Resumo:
Este estudo apresenta reflexões acerca da infantilização dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, tendo como foco de análise a metodologia utilizada no processo de ensino e aprendizagem. Tem como principal objetivo evidenciar as dificuldades de professores e alunos em consolidar as bases do processo ensino e aprendizagem, diante da problemática dos métodos de alfabetização, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem com jovens e os adultos inseridos na EJA. Para tanto, dialogamos com autores como: MOURA (1999), FREIRE (1997), NAIFF (2008), BEHRENS (1996), SHIROMA (2000), ENS (2006), dentre outros. A partir de uma pesquisa bibliográfica refletimos sobre as práticas cotidianas existentes em sala de aula e as teorias pedagógicas que sustentam as diversas abordagens acerca do tema. Os resultados conformam as hipóteses inicialmente levantadas no estudo, evidenciando a necessidade em dar continuidade a esta discussão, abarcando, também, por meio de uma pesquisa de campo, os sujeitos da EJA.
Descrição:
SANTOS, T. P. de O. A infantilização dos sujeitos jovens e adultos no processo de ensino aprendizagem: reflexões emergentes. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.