Resumo:
Tendo em vista as possíveis contribuições do uso dos jogos para o ensino-aprendizagem,
desenvolvemos este trabalho que tem por objetivo investigar as percepções dos professores de
uma escola situada na cidade de Lagoa de Dentro - PB a respeito do uso dos jogos na
disciplina de Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores de uma escola de
Ensino Fundamental I da cidade de Lagoa de Dentro – PB, os quais responderam a um
questionário aberto sobre o tema supracitado. Como aporte teórico usamos Muniz (2014),
Smole (2007) e (BRASIL, 1997), para fundamentar nossa discussão. Os dados da pesquisa
apontam que os referidos professores integram o uso de jogos matemáticos a suas aulas, pois
esse recurso pode facilitar o raciocínio, e o interesse dos mesmos nas aulas aumentando a
assimilação dos conteúdos de forma dinâmica e prazerosa. Destacando, que os jogos
matemáticos podem contribuir significativamente com desenvolvimento do aluno enquanto
sujeito atuante no processo ensino-aprendizagem.
Descrição:
REGIS, L. O. A concepção do uso de jogos matemáticos por professores de
uma escola do Município de Lagoa de Dentro. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.